Quais os benefícios do Abacate? Veja os 12 principais

O abacate é uma excelente fruta para comer diariamente, já que além de barato e saboroso é também muito saudável. Ele possui ômega 9, uma gordura boa que auxilia na saúde do cérebro e do coração.

Além disso ele possui diversos outros nutrientes que trazem benefícios para o corpo como por exemplo:

  • Prevenção de diabetes;
  • diminuição do colesterol;
  • eliminação de toxinas;
  • combate ao acúmulo de gordura e obesidade;
  • além ser um grande aliado das dietas.

Enquanto a maioria das frutas consiste principalmente de carboidratos, o abacate é rico em gorduras saudáveis. Numerosos estudos mostram que possui poderosos benefícios à saúde como por exemplo:

  • Propriedades anti-inflamatórias;
  • Regula a pressão arterial;
  • Bom para o coração;
  • Aumenta a fertilidade;
  • Bom para os olhos;
  • Melhora na digestão;
  • Potência de nutrientes.

Conheça agora os 12 principais benefícios do abacate:

1. O abacate é incrivelmente nutritivo.

Esta fruta é apreciada por seu alto valor nutritivo e é adicionada a vários pratos devido ao seu bom sabor e textura rica. É utilizado como principal ingrediente do GUACAMOLE.

Hoje em dia, o abacate se tornou um alimento incrivelmente popular entre indivíduos preocupados com a saúde. É frequentemente referido como um superalimento, dadas as suas propriedades de saúde.

O abacate é muito nutritivos e contêm uma grande variedade de nutrientes, incluindo 20 vitaminas e minerais diferentes. Veja alguns dos nutrientes mais abundantes em uma única porção de 100 gramas:

  • Vitamina K: 26% do valor diário (DV)
  • Folato: 20% do DV
  • Vitamina C: 17% da DV
  • Potássio: 14% da VD
  • Vitamina B5: 14% da DV
  • Vitamina B6: 13% da DV
  • Vitamina E: 10% da DV

Também contém pequenas quantidades de magnésio, manganês, cobre, ferro, zinco, fósforo e vitaminas A, B1 (tiamina), B₂ (riboflavina) e B₃ (niacina). Abacates não contêm colesterol ou sódio e têm baixo teor de gordura saturada.

RESUMO: É carregado com gorduras saudáveis, fibras e vários nutrientes importantes.


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2. Abacate contêm mais potássio do que bananas.

O potássio é um nutriente do qual a maioria das pessoas não se cansa de ingerir.

Este nutriente ajuda a manter nível elétrico nas células do seu corpo e serve para várias funções importantes. Abacates são muito ricos em potássio.

Uma porção de 100 gramas contém 14% da dose diária recomendada, em comparação com 10% nas bananas, que são um alimento típico de alto teor de potássio.

Vários estudos mostram que a ingestão alta de potássio está ligada à pressão arterial reduzida, que é um importante fator de risco para ataques cardíacos, derrames e insuficiência renal.

RESUMO: O abacate é muito rico em potássio, o que deve suportar níveis saudáveis de pressão arterial.

3. O abacate é carregado com ácidos graxos monoinsaturados e saudáveis para o coração.

O abacate é um alimento rico em gordura. De fato, 77% das calorias são provenientes de gordura, tornando-o um dos alimentos vegetais mais gordurosos que existem. Mas eles não contêm apenas gordura.

A maioria da gordura do abacate é o ácido oleico — um ácido graxo monoinsaturado que também é o principal componente do azeite e acredita-se ser responsável por alguns de seus benefícios à saúde.

O ácido oleico foi associado a redução de Inflamação e demonstrou ter efeitos benéficos nos genes ligados ao câncer.

As gorduras do abacate também são bastante resistentes à oxidação induzida pelo calor, tornando o óleo de abacate uma opção saudável e segura para cozinha.

RESUMO: Abacates e óleo de abacate são ricos em ácido oleico monoinsaturado.

4. Abacates são carregados com fibra.

A fibra é outro nutriente em que os abacates são relativamente ricos. É uma matéria vegetal indigesta que pode contribuir para a perda de peso, reduzir picos de açúcar no sangue e está fortemente ligada a um risco menor de muitas doenças.

É frequentemente feita uma distinção entre fibras solúveis e insolúveis. A fibra solúvel é conhecida por alimentar as bactérias intestinais amigáveis do intestino, que são muito importantes para o funcionamento ideal do corpo.

Uma porção de 100 gramas de abacate equivale a 7 gramas de fibra. Cerca de 25% da fibra do abacate é solúvel, enquanto 75% é insolúvel.

RESUMO: Os abacates tendem a ser ricos em fibras — cerca de 7% em peso, o que é muito alto em comparação com a maioria dos outros alimentos. A fibra pode ter benefícios importantes para perda de peso e saúde metabólica.

5. Comer abacates pode diminuir os níveis de colesterol e triglicerídeos.

As doenças cardíacas são a causa mais comum de morte no mundo. Sabe-se que vários marcadores sanguíneos estão ligados a um risco aumentado.

Isso inclui colesterol, triglicerídeos, marcadores inflamatórios, pressão arterial e vários outros. Oito estudos controlados em pessoas examinaram os efeitos do abacate em alguns desses fatores de risco.
Esses estudos mostraram que os abacates podem:

  • Reduza significativamente os níveis totais de colesterol.
  • Reduza os triglicerídeos no sangue em até 20%.
  • Reduza o colesterol LDL em até 22%.
  • Aumente o colesterol HDL (bom) em até 11%.

Um dos estudos descobriu que a inclusão de abacate em uma dieta vegetariana com pouca gordura melhorou significativamente o perfil de colesterol.

Embora seus resultados sejam impressionantes, é importante observar que todos os estudos em humanos foram pequenos e de curto prazo, incluindo apenas 13 a 37 pessoas com duração de 1 a 4 semanas.

RESUMO: Numerosos estudos mostraram que comer abacate pode melhorar fatores de risco para doenças cardíacas, como LDL total, “ruim” e “bom”, colesterol HDL, além de triglicerídeos no sangue.

6-Pessoas que comem abacate tendem a ser mais saudáveis.

Um estudo analisou os hábitos alimentares e a saúde das pessoas que comem abacates. Os consumidores de abacate foram considerados muito mais saudáveis do que as pessoas que não comeram essa fruta.

Eles tinham uma ingestão muito maior de nutrientes e tinham metade da probabilidade de ter síndrome metabólica, um conjunto de sintomas que são um importante fator de risco para doenças cardíacas e diabetes.

As pessoas que comiam abacates regularmente também pesavam menos, tinham um IMC menor e significativamente menos gordura da barriga. Eles também tinham níveis mais altos de “bom” colesterol HDL.

RESUMO: Uma pesquisa dietética descobriu que as pessoas que comiam abacates tinham uma ingestão muito maior de nutrientes e um risco menor de síndrome metabólica.

7. O teor de gordura pode ajudar a absorver nutrientes dos alimentos vegetais.

Quando se trata de nutrientes, sua ingestão não é a única coisa que importa. Você também precisa absorver esses nutrientes para o organismo onde eles podem ser usados.

As vitaminas A, D, E e K são solúveis em gordura, juntamente com antioxidantes como os carotenoides.

Um estudo mostrou que a adição de óleo de abacate ou abacate à salada pode aumentar a absorção de antioxidantes de 2,6 a 15 vezes.

Portanto, o abacate não é apenas altamente nutritivo, como pode aumentar drasticamente o valor nutritivo de outros alimentos vegetais que você está comendo.

Esta é uma excelente razão para sempre incluir uma fonte de gordura saudável quando você come vegetais. Sem ele, muitos dos nutrientes benéficos serão desperdiçados.

RESUMO: Estudos demonstraram que comer abacate com vegetais pode aumentar drasticamente o número de antioxidantes que você ingere.

8. Abacates são carregados com poderosos antioxidantes que podem proteger seus olhos.

Os abacates não apenas aumentam a absorção de antioxidantes de outros alimentos, como também são ricos em antioxidantes.

Isso inclui os carotenoides luteína e Zeaxantina, que são incrivelmente importantes para saúde ocular.

Estudos mostram que eles estão associados a um risco drasticamente reduzido de catarata e degeneração macular, que são comuns em adultos mais velhos.

Portanto, comer abacates deve beneficiar sua saúde ocular a longo prazo.

RESUMO: Abacates são ricos em antioxidantes. Esses nutrientes são muito importantes para a saúde ocular e diminuem o risco de degeneração macular e catarata.

9. Abacate pode ajudar a prevenir câncer.

Há evidências limitadas de que o abacate pode ser benéfico no tratamento e prevenção do câncer.

Estudos em tubo de ensaio sugerem que ele pode ajudar a reduzir os efeitos colaterais da quimioterapia em linfócitos humanos.

O extrato de abacate também demonstrou inibir o crescimento de células cancerígenas da próstata em um laboratório.

No entanto, lembre-se de que esses estudos foram realizados em células isoladas e não necessariamente provam o que pode acontecer dentro das pessoas. A pesquisa baseada em humanos não está disponível.

RESUMO: Alguns estudos mostraram que os nutrientes dos abacates podem trazer benefícios na prevenção do câncer de próstata e na redução dos efeitos colaterais da quimioterapia. No entanto, faltam pesquisas baseadas em humanos.

10. Extrato de abacate pode ajudar a aliviar os sintomas da artrite.

A artrite é um problema comum nos países ocidentais. Existem muitos tipos dessa condição, que geralmente são problemas crônicos que as pessoas têm pelo resto de suas vidas.

Vários estudos sugerem que os extratos de abacate e óleo de soja — chamados insaponificáveis de abacate e soja — podem reduzir a osteoartrite. Ainda não se sabe se os abacates têm esse efeito.

RESUMO Estudos demonstraram que os extratos de abacate podem reduzir significativamente os sintomas da osteoartrite.

11. Comer abacate pode ajudá-lo a perder peso.

Existem evidências de que o abacate é um alimento amigável para perda de peso.

Em um estudo, as pessoas que ingeriram abacate com uma refeição se sentiram 23% mais satisfeitas e tiveram um desejo 28% menor de comer nas próximas 5 horas, em comparação com as pessoas que não consumiram essa fruta.

Se isso acontecer a longo prazo, a inclusão de abacates em sua dieta pode ajudá-lo a ingerir naturalmente menos calorias e facilitar o uso de hábitos alimentares saudáveis.

O abacate também é rico em fibras e muito pobre em carboidratos, dois atributos que também devem ajudar a promover a perda de peso, pelo menos no contexto de uma dieta saudável e baseada em alimentos reais.

RESUMO: Abacates podem ajudar na perda de peso, mantendo-o cheio por mais tempo e fazendo você comer menos calorias. Eles também são ricos em fibras e pobres em carboidratos, o que pode promover a perda de peso.

12. O abacate é delicioso e fácil de incorporar à sua dieta.

Abacates não são apenas saudáveis, eles também são incrivelmente deliciosos e combinam com muitos tipos de alimentos.

Você pode adicioná-los a salada e várias receitas ou simplesmente retirá-los com uma colher e comê-los com facilidade. Eles têm uma textura cremosa, rica e gordurosa e misturam-se bem com outros ingredientes.

Uma menção notável é o guacamole, que é sem dúvida o uso mais famoso de abacates. Um abacate geralmente leva algum tempo para amadurecer e deve parecer levemente macio quando maduro.

Os nutrientes do abacate podem oxidar e ficar marrom logo após a polpa, mas a adição de suco de limão deve retardar esse processo.

RESUMO: O abacate tem uma textura cremosa, rica e gordurosa e combina bem com outros ingredientes. Portanto, é fácil adicionar essa fruta à sua dieta. Usar suco de limão pode impedir que os abacates cortados fiquem dourados rapidamente.

CONCLUSÃO:

Graças à vitamina E, o abacate age como anti-inflamatório natural. A fruta tem altos níveis de gordura monos saturada e potássio, que ajudam a diminuir a pressão sanguínea e combate a hipertensão derivada do estresse. Além disso, contribui para aumentar a produção de serotonina, hormônio que alivia ansiedade e estresse. Então temos ótimos motivos para ingerir uma quantidade satisfatória de Abacate por dia!

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