Perda de peso: escolha a dieta certa para você!

Quando se trata de perda de peso, não faltam conselhos. Revistas, livros e sites prometem que você perderá todo o peso que deseja para sempre, usando dietas que eliminam gordura ou carboidratos ou aquelas que prometem superalimentos ou suplementos especiais.

Com tantas opções conflitantes, como saber qual abordagem pode funcionar para você? 

Aqui estão algumas sugestões para escolher um programa de perda de peso.

Envolva a opinião de um médico em seus esforços para perder peso.

Antes de iniciar um programa de perda de peso, converse com médico. Ele pode revisar seus problemas de saúde e medicamentos que podem afetar seu peso e fornecer orientações sobre um programa para você.

Você pode discutir como se exercitar com segurança, especialmente se tiver problemas físicos ou dor nas tarefas diárias.

Informe o médico sobre seus esforços anteriores para perder peso.

Esteja aberto sobre dietas da moda que lhe interessam.O médico pode encaminhá-lo para grupos de apoio para perda de peso ou encaminhá-lo a um nutricionista registrado.

Considere suas necessidades pessoais

Não existe uma dieta ou plano de perda de peso para todos. Mas se você considerar suas preferências, estilo de vida e metas de perda de peso, provavelmente encontrará um plano que pode adaptar às suas necessidades.

Antes de iniciar um programa de perda de peso, pense sobre:

  • Dietas que você tentou. O que você gostou ou não gostou neles? Você conseguiu seguir a dieta alimentar? O que funcionou ou não funcionou? Como você se sentiu física e emocionalmente durante a dieta?
  • Suas preferências. Você prefere fazer um programa de perda de peso por conta própria ou com o apoio de um grupo? Se você gosta de suporte em grupo, prefere suporte online ou reuniões presenciais?
  • Seu orçamento. Alguns programas de perda de peso exigem que você compre suplementos ou refeições, visite clínicas de perda de peso ou participe de reuniões de apoio. O custo cabe no seu orçamento?
  • Outras considerações. Você tem algum problema de saúde, como diabetes, doenças cardíacas ou alergias? Você tem necessidades ou preferências culturais ou étnicas em relação à comida?

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Procure um programa de perda de peso seguro e eficaz

É tentador aceitar promessas de perda de peso rápida e dramática, mas uma abordagem lenta e constante é mais fácil de manter e geralmente vence a perda de peso rápida a longo prazo.

Uma perda de peso de 0,5 a 2 kg por semana é a recomendação típica.

Em algumas situações, uma perda de peso mais rápida pode ser segura se for feita da maneira correta – como uma dieta de muito baixas calorias com supervisão médica ou uma breve fase de início rápido de um plano de alimentação saudável.

Uma perda de peso bem-sucedida requer um compromisso de longo prazo para fazer mudanças saudáveis ​​no estilo de vida, alimentação, exercícios e comportamento. 

A modificação do comportamento é vital e pode ter o maior impacto em seus esforços de perda de peso a longo prazo.Certifique-se de escolher um plano com o qual você possa viver. 

Procure estes recursos:

  • Flexibilidade. Um plano flexível não proíbe certos alimentos ou grupos de alimentos, mas inclui uma variedade de alimentos de todos os principais grupos de alimentos. Uma dieta saudável inclui vegetais e frutas, grãos inteiros, laticínios com baixo teor de gordura, fontes de proteína magra e nozes e sementes. Um plano flexível permite uma indulgência ocasional e razoável, se desejar. Deve conter alimentos que você possa encontrar na mercearia local e que você goste de comer. No entanto, o plano deve limitar o álcool, bebidas açucaradas e doces com alto teor de açúcar porque as calorias neles não fornecem nutrientes suficientes.
  • Saldo. Seu plano deve incluir nutrientes e calorias adequados. Comer grandes quantidades de certos alimentos, como toranja ou carne; cortando drasticamente as calorias; ou eliminar grupos de alimentos inteiros, como carboidratos, pode causar problemas nutricionais. Dietas seguras e saudáveis ​​não requerem vitaminas ou suplementos excessivos.
  • Simpatia. Uma dieta deve incluir alimentos de que você goste, que você gostaria de comer por toda a vida – não aqueles que você possa tolerar ao longo do plano. Se você não gostar da comida do plano, se o plano for excessivamente restritivo ou se tornar enfadonho, você provavelmente não vai segui-lo, então a perda de peso a longo prazo é improvável.
  • Atividade. Seu plano deve incluir atividade física. Exercícios e menos calorias podem ajudar a aumentar sua perda de peso. Os exercícios também oferecem inúmeros benefícios à saúde, incluindo o combate à perda de massa muscular que ocorre com a perda de peso. E o exercício é um fator importante para manter a perda de peso.

Quais são as opções?

A tabela abaixo lista algumas das dietas mais comuns. Há sobreposição, mas a maioria dos planos pode ser agrupada em algumas categorias principais.

Estudos comparando diferentes programas de perda de peso descobriram que a maioria dos programas resulta em perda de peso em curto prazo em comparação com nenhum programa. As diferenças de perda de peso entre as dietas geralmente são pequenas.

Tipo de dieta e exemplos Flexível Nutricionalmente equilibrado Sustentável por longo prazo
 

Equilibrado

Sim. Nenhum alimento está fora dos limites. Sim. Sim. A ênfase está em fazer mudanças permanentes no estilo de vida.
 

Proteína alta

Não. Enfatiza carnes magras, laticínios. As deficiências são possíveis em planos muito restritivos. Possivelmente pode ser difícil seguir a dieta com o tempo.
 

Baixo teor de carboidratos 

Não. Os carboidratos são limitados; gorduras ou proteínas ou ambos são enfatizados. As deficiências são possíveis em planos muito restritivos. Possivelmente. Mas pode ser difícil seguir a dieta com o tempo.
 

Baixo teor de gordura 

Não. A gordura total é limitada; a maioria dos produtos de origem animal está fora dos limites. Sim. Possivelmente pode ser difícil seguir a dieta com o tempo.
 

Substituição de refeição 

Não. Os produtos de reposição substituem uma ou duas refeições ao dia. Possivelmente o equilíbrio é possível se você fizer escolhas saudáveis ​​de refeições. Possivelmente o custo dos produtos varia; alguns podem ter um custo proibitivo.
 

Calorias muito baixas 

Não. As calorias são severamente limitadas, normalmente a 800 ou menos calorias por dia. Não. Não. A dieta é destinada apenas para uso de curto prazo com supervisão médica.

Faça a si mesmo estas perguntas ao avaliar os planos de perda de peso

Antes de mergulhar em um plano de perda de peso, reserve um tempo para aprender o máximo que puder sobre ele. Só porque uma dieta é popular ou porque seus amigos a estão praticando, não significa que seja a certa para você. Faça estas perguntas primeiro:

  • O que está envolvido? O plano fornece orientação que você pode adaptar à sua situação? Requer a compra de refeições especiais ou suplementos? Oferece suporte online ou presencial? Ensina como fazer mudanças positivas e saudáveis ​​em sua vida para ajudar a manter a perda de peso?
  • O que está por trás da dieta? Existe pesquisa e ciência para apoiar a abordagem de perda de peso? Se você for a uma clínica de perda de peso, que conhecimento, treinamento, certificações e experiência os médicos, nutricionistas e outros profissionais têm? A equipe coordenará com seu médico regular?
  • Quais são os riscos? O programa de perda de peso pode prejudicar sua saúde? As recomendações são seguras para você, especialmente se você tem um problema de saúde ou toma medicamentos?
  • Quais são os resultados? Quanto peso você pode esperar perder? O programa afirma que você perderá muito peso rapidamente ou que poderá atingir determinadas áreas do corpo? Ele anuncia fotos de antes e depois que parecem boas demais para ser verdade? Isso pode ajudá-lo a manter a perda de peso ao longo do tempo?

As chaves para o sucesso na perda de peso

Uma perda de peso bem-sucedida requer mudanças de longo prazo em seus hábitos alimentares e atividade física. Isso significa que você precisa encontrar uma abordagem de perda de peso que possa adotar para o resto da vida. 

Não é provável que você consiga manter a perda de peso que uma dieta ajuda a alcançar se, em seguida, interromper a dieta e voltar aos velhos hábitos.

Dietas que deixam você com fome ou carência podem fazer com que você desista. 

E como muitas dietas para perda de peso não estimulam mudanças permanentes no estilo de vida saudável, mesmo que você perca peso, os quilos podem retornar rapidamente quando você parar de fazer dieta.

Provavelmente, você sempre terá que ficar atento a seu peso. Mas combinar uma dieta mais saudável com mais atividade é a melhor maneira de perder peso, mantê-lo por um longo prazo e melhorar sua saúde.

Então bora começar? Veja qual é melhor para você e comesse hoje mesmo uma mudança no estilo de vida, tendo uma vida mais saudável.

 

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